Pular para o conteúdo

Será que o Brasil também irá banir a presença de microesferas de plástico nos cremes dentais?

(ENG) A História (Veja abaixo uma lista com os produtos Brasileiros): Uma higienista dental (Trish Walraven) do Texas, causou un frenesi na mídia recentemente após publicar em seu blog que ela vinha encontrando umas bolinhas azuis retidas no sulco gengivas de seus pacientes. Ela e outras higienistas e dentistas de diferentes regiões dos EUA já vinham notando a presença de pequenas partículas por dois anos. Mas até recentemente eles não tinham conseguido identificar do que consistiam esses grãozinhos – partículas minúsculas de plástico de polietileno, chamada de micro esferas. Com o auxílio de consumidores conscientes esse assunto recentemente recebeu atenção nacional nos EUA. A melhor parte? Os fabricantes relatam que as micro esferas são adicionadas apenas para tornar o creme dental mais atrativo. Essas partículas não possuem nenhuma outra função. Para a lista de produtos no Brasil, veja abaixo, e nesse link. Para a lista de produtos nos EUA, clique nesse link, link.

Label & Image Showing Beads In Paste 1 - POR

O que é Polietileno? 

Considerado o plástico mais comum do mundo, o polietileno é o material usado para fazer desde garrafas até sacolas de supermercado, embalagens plásticas, e cestos de lixos. E atualmente? As micro esferas de pastas de dentes e de outros cosméticos. De fato, os cremes dentais famosos da Crest/Oral-B (como a Pro-Health e 3D White) vem utilizando micro esferas a anos! Mas, muitos consumidores não possuem consciência de que estão escovando o dente com plástico (LINK) (LINK).

Será que as micro esferas são prejudiciais? 

Existem pequenas fendas no tecido gengival ao redor dos dentes que são semelhantes as cutículas das unhas. Essas fendas são chamadas sulcos gengivais, e é onde começam as doenças como a gengivite. Um sulco saudável possui profundidade máxima de 3 milímetros. Quando centenas de minúsculas partículas de plástico são atritadas contra sua gengiva diariamente, muitas delas podem acabar retidas dentro dos sulcos, segundo Ms. Walraven (LINK). E toda vez que um corpo estranho fica retido no sulco gengival, cria-se um local propício para proliferação de bactérias. E isso é o que gera as doenças gengivais. A maior questão, entretanto, é se você que seu filho usando esse tipo de produto? Crianças pequenas não possuem tanto controle e acabam engolindo o creme dental, e com isso algumas dessas partículas acabam sendo ingeridas.

Microbeads In Toothpaste & Under The Gums 2 - POR

A Resposta do Fabricante:

Nos EUA, o creme dental da marca Crest/Oral-B parece ser um dos que possuem maior quantidade de plastico. A Proctor & Gamble (P&G), proprietária da marca, recebeu tantas reclamações dos consumidores americanos insatisfeitos que recentemente decidiu remover as microesferas dos produtos Crest dentro de 6 meses, e completamente até Março de 2016 (LINK). “Embora o componente em questão seja totalmente seguro… nós entendemos que existe uma preferência para que ele seja removido. Então, assim o faremos.” (LINK)

Mas e no Brasil, onde a Oral-B, Colgate e Sorriso apresentam essas micro esferas. Uma vez que a P&G também é proprietária da Oral-B, eles poderiam simplesmente também remover as esferas dos produtos comercializados no Brasil. Mas, essa atitude provavelmente requer o mesmo tipo de manifestação de insatisfação ocorrida nos EUA. O tempo nos dirá.

Você encontrará abaixo uma lista dos cremes dentais brasileiros que contém microesferas de polietileno (Setembro, 2014). Observe que essa é apenas uma lista parcial, com base numa amostragem aleatória. Baseado numa pesquisa mais detalhada realizada nos EUA, é bem provável que existam mais produtos contendo micro esferas (dessas marcas) que não foram relacionados abaixo:

  • Oral-B 3D White
  • Oral-B complete – Whitening + enxaguatório bucal menta duradoura
  • Oral-B 3D White Luxe Diamond Effect
  • Oral-B 3D White – 140g
  • Colgate Luminous White  (*)
  • Colgate Sensitive Multiproteção (*)
  • Sorriso Xtreme White (hortelã)  (*)
  • Sorriso Xtreme White (menta fresca)  (*)

(*) Produtos que estão gradativamente eliminando micro esferas.

.

Melhores formas de evitar esses produtos: 

  • Leia as informações no cartucho, não no tubo de pasta (onde normalmente não está relatado).
  • Não compre produtos contendo “polietileno” ou “polipropileno” na lista de ingredientes (ativos ou inativos).
  • (1) Download o aplicativo “Beat the Micro-Bead“, (2) escapee o código de barras dos produtos com o seu smartphone, e (3) observe o resultado. (Mais informações sobre o aplicativo “Beat the MicroBead” Link).

INFOGRAPHIC - RESIN CODES FOR PLASTICS 1 - POR

Que atitudes tomar para ajudar que as Micro Esferas sejam eliminadas no Brasil:

  • Se você já comprou um desses cremes dentais você pode leva-lo de volta ao estabelecimento onde o produto foi adquirido. Certifique-se de que o fabricante saiba o motivo da devolução e peça pelo seu dinheiro de volta. Pode ser que eles não devolvam, mas o fabricante ficará sabendo que você não irá mais comprar esse produto.
  • Envie uma reclamação. Ligue para o SAC (no Brasil): 08000 11 5051. Relate a ocorrência de um efeito adverso, ou seja, reporte que você está preocupado que partículas de plástico podem estar ficando presas na sua gengiva.
  • Clique aqui e envie um email para P&G (companhia proprietaria da Oral-B) questionando a presença de microesferas em seus produtos.
  • Compartilhe esse post! Mostre para os amigos e a família que você está preocupado com a presença de plástico nos cremes dentais.

Notícias Relacionadas no Brasil

.

LINK para o artigo 1    (Tradução de Sites: Inglês para Português)

LINK para o artigo 2 

LINK para NaoNoMeu Archivo: Plastic – In Toothpaste     (Traduzindo Arquivos PDF)

LINK to Read the English Version Of This Post >>> Here

.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta