Pular para o conteúdo

Os (5) Piores Alimentos para Diabéticos [Primeira parte da série]

(ENG) Mais de 11,9 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil e essa doença tem uma grande implicação na saúde da população. O diabetes (1) acelera o envelhecimento; (2) danifica os rins, sistema cardiovascular, olhos e tecido nervoso; (3) e aumenta o risco de câncer. 

A boa notícia é que as complicações devastadoras e mortes prematuras associadas ao diabetes podem ser prevenidas. A causa principal da obesidade e diabete é a dieta – “no estilo Norte-Americano” – uma dieta destituída de nutrientes. Os piores alimentos para diabetes (aqueles que elevam o açúcar no sangue, reduzem a sensibilidade à insulina e aumentam o risco de diabetes tipo-2) são os alimentos que estão se tornando mais comuns na dieta do brasileiro hoje em dia. Entre eles:

5 Worst Foods For Diabetes 1 - POR

  1. Açúcares — O diabetes é caracterizado por níveis elevados de glicose no sangue. Sendo assim, é importante evitar alimentos que causam altos picos de glicose no sangue: principalmente alimentos refinados (processados), como bebidas doces. Por exemplo, refrigerantes e sucos artificiais são desprovidos da fibra vegetal que age para retardar a absorção de glicose no sangue. O mesmo se aplica aos alimentos doces processados (bolachas e biscoitos) ​​e sobremesas, os quais têm efeitos semelhantes. Cientificamente falando, esses alimentos geram hiperglicemia e resistência à insulina, e promovem a formação de Produtos Finais da Glicação Avançada (AGEs) no corpo. Os Produtos Finais da Glicação Avançada (AGEs) alteram a função normal e saudável de proteínas celulares, endurecem os vasos sanguíneos, aceleram envelhecimento e geram complicações associadas ao diabetes.
  2. Grãos refinados — Arroz branco e produtos de farinha branca. Nos carboidratos refinados como arroz branco, macarrão branco, massas, e pão branco falta a fibra do grão original, e com isso elevam os níveis de glicose no sangue mais rapidamente e para níveis mais alto do que os produtos não refinados. Em um estudo de 6 anos feito com 65 mil mulheres, aquelas com dieta rica em carboidratos refinados de pão branco, arroz branco e massas eram 2,5 vezes mais propensas a serem diagnosticadas com diabetes tipo-2 em comparação àquelas que comiam alimentos de baixa GL como grãos integrais e pão integral. Numa análise de quatro estudos prospectivos da relação entre o consumo de arroz branco e o diabetes foi descoberto que cada porção diária de arroz branco aumenta o risco de diabetes em 11% . Além de causar picos de glicose, alimentos ricos em amido cozido também contêm as AGEs, que promovem o envelhecimento e complicações associadas ao diabetes.
  3. FriturasBatata chips, batata frita, pastéis, bolinhos, coxinhas, churrosdonuts e outros amidos fritos – além de ser um alimento de alto índice glicêmico, adicionam um grande número de calorias vazias por causa do óleo de cozinha. A combinação de carboidratos de alto índice glicêmico e óleo é altamente poderosa no estímulo dos hormônios de armazenamento de gordura. Além disso, como outros amidos cozidos, alimentos fritos contêm os AGEs.
  4. As gorduras trans — Alimentos muito processados com ingredientes de baixa qualidade, como comidas de pacote: cookies, bolachas, salgadinhos, tortas e bolinhos com alta concentração de conservantes geralmente possuem uma quantidade muito alta de gorduras trans, que também são muito ruins para diabete. O diabetes agrava as doenças cardiovasculares. Uma vez que a grande maioria dos diabéticos (mais de 80%) morrer de doenças cardiovasculares, qualquer alimento que agrave as condições cardiovasculares será especialmente problemático para pessoas com diabetes. A ingestão de gordura trans é um grande fator de risco para doenças cardíacas, mesmo quando feito em pequenas quantidades. Além dos efeitos cardiovasculares, as gorduras saturadas e gorduras trans reduzem a sensibilidade à insulina, elevando os níveis de glicose e de insulina e aumentando o risco de diabetes.
  5. Carnes vermelhas e processada — Muitos diabéticos acreditam que, como os açucares, carboidratos refinados e outros alimentos com alto índice glicêmico elevam os níveis de açúcar e de triglicérides no sangue eles devem ser evitados e compensados comendo mais proteína animal para manter os níveis de glicose no sangue sob controle. No entanto, vários estudos recentes têm confirmado que o consumo elevado de carne aumenta o risco de diabetes. Uma meta-análise de 12 estudos concluiu que (1) o alto consumo de carne em geral aumentou o risco de diabetes tipo-2 em 17% comparado com baixo consumo, (2) que o alto consumo de carne vermelha aumentou o risco em 21%, e (3) alta ingestão de carne processada aumento do risco em 41%. Tenha em mente que alimentos como salame, calabresa, presunto, peru defumado, salsichas e frios como mortadela fazem todos parte das chamadas carnes processadas.

Se voce quer ter uma vida longa, fique longe destes alimentos e adote uma dieta rica em nutricao que reduz drasticamente a quantidade de acucar no sangue. Mais informações próxima semana!

[Leia mais: “As 5 Melhores Alimentos Para Prevenir Ou Reverter Diabetes”  aqui]

[Leia mais: “Densidade Nutricional – Uma Comparação de Diferentes Alimentos” aqui]

.

Esse artigo foi originalmente escrito pelo Doutor Joel Fuhrman (LINK). Pequenas mudanças foram feitas ao artigo original para adapta-lo a realidade brasileira. Joel Fuhrman, MD (Doutor em Medicina) é um médico de família com certificação pela associação, autor de um best-seller (New York Times) e pesquisador nutricional que se especializou em prevenir e remediar doenças através de métodos naturais e nutricionais. Doutor Fuhrman é um expert em nutrição e cura através de métodos naturais reconhecido internacionalmente, já apareceu em centenas de programas de rádio e TV incluindo The Doctor Oz Show, The Today Show, Good Morning America, e Live with Kelly. Os seus famosos programas de TV no canal público PBS, Steps to Incredible Health e Doctor Fuhrman’s Immunity Solution, levam informações nutricionais para os lares em toda a América. (LINK)

.

LINK para o artigo 1      (Tradução de Sites: Inglês para Português)

LINK para o artigo 2     (Tradução de Sites: Inglês para Português)

LINK para NaoNoMeu subject archivo: Diabetes   (Traduzindo Arquivos PDF)

LINK to Read the English Version Of This Post >>> Here

.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta