Pular para o conteúdo

Esponja De Cozinha – Mais Suja Do Que Um Vaso Sanitário

(ENG) Antes de mais nada, é preciso ressaltar – nunca deixe uma esponja no fundo da pia depois de terminar de lavar a louça. Sempre (1) lave bem, (2) esprema, e (3), coloque para secar em cima da cuba para evitar que ela fique mergulhada em água suja e contaminada entre os usos. Deixar uma esponja na pia com louças molhadas entre as lavagens, é a maneira mais rápida de contaminá-la com bactérias nocivas e destruí-la. E usar uma esponja desta maneira irá aumentar a chance de (1) espalhar bactérias nocivas, e (2), aumentar a possibilidade de intoxicação alimentar! Agora alguns conselhos da especialista Roxanne B. Sukol, médica diretora da Clínica Cleveland Wellness Enterprise:

Depois de algumas semanas de uso normal, esponjas de cozinha chegam a estar entre os objetos mais sujos em casa. Estudos publicados pela Universidade do Arizona ao longo da última década mostraram que uma esponja pode abrigar 1.5-milhões de bactérias por cm^2 e pode ser até 200.000 vezes mais sujo do que um assento de vaso sanitário.

“Há uma floresta de bactérias, fungos, e até mesmo agentes patogénicos, em uma esponja – não apenas uma única cultura,” ressalta Dr. Sukol, que passou sete anos no campo da ciência ambiental e agora trabalha em medicina preventiva. “Ela se torna contaminada a partir do momento em que é tocada,” diz ela.

Kitchen Sponge Care - POR 1

.

Como Limpar De Uma Esponja De Cozinha: Existem diferentes maneiras de limpar uma esponja e manter bem baixo os níveis de a salmonela, E. coli e outras bactérias nocivas. Lavá-lo com sabão antibacteriano e água quente é eficaz até certo ponto, diz Dr. Sukol, mas a água raramente vai ser quente o suficiente para torná-la completamente estéril.

Em um estudo de 2007 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, descobriu-se que colocar uma esponja molhada no microondas durante 60-segundos diminui a quantidade de bactérias em quase 100%. No entanto, um ALERTA – Não faça isso com esponjas que contenham qualquer tipo de metal! E para qualquer outro tipo de esponja, sempre se certifique de que a espoja está bem úmida antes de colocar no microondas. Caso contrário, poderá derreter (plástico) ou até mesmo pegar fogo!

Como alternativa, NaoNoMeu recomenda um método menos perigoso para ajudar a prolongar a vida de uma esponja de cozinha – ferver por 3-5 minutos em um pequena panela com água (video link).

Finalmente – a limpeza da esponja é especialmente importante se você usou recentemente para limpar qualquer coisa que entrou em contato com ovos ou carne crua. Então, a não ser que você queira trocar de esponja a cada duas semanas por causa da contaminação rápida, limpe-a com uma das duas técnicas acima após o contato com líquidos provenientes de carnes cruas. Isso vai ajudar a prolongar é a vida até que ela comece a se desfazer.

.

Cleaning Wooden Spoons - POR 1

.

Sink & Accessories 1 - Enhanced - POR

.

LINK para o artigo      (Tradução de Sites: Inglês para Português)

LINK para NaoNoMeu archivo: Kitchen Sponge Care  (Traduzindo Arquivos PDF)

LINK to Read the English Version Of This Post >>> Here

.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta