Pular para o conteúdo

A Pirâmide Dupla – Alimentos Que Fazem Bem Para a Saúde e Para o Meio Ambiente

(ENG)  Um novo Guia de Alimentação para a População Brasileira (LINK), foi publicado em 2014. E, embora ele não contenha uma “pirâmide alimentar ” típica, ele possui recomendações detalhadas sobre o que comer para manter uma saúde ideal para você e para o meio ambiente! Nós iremos detalhar essas recomendações no próximo post. Enquanto isso …

Após lermos o quia, chegamos à seguinte conclusão: Se a publicação possuísse uma pirâmide alimentar, ela seria basicamente assim (veja abaixo). Esta pirâmide alimentar foi feita baseada nas recomendações do Dr. Joel Fuhrman um profissional de saúde americano renomado. Informações sobre o Dr. Fuhrman podem ser encontradas parte inferior desta artigo.

The Correct Food Pyramid & Dietary Checklist 4 - POR

.
O Centro Barilla de Alimentação e Nutrição (BCFN) criou a ” pirâmide dupla” em 2009, para mostrar a relação entre as recomendações alimentares e o impacto ambiental destes alimentos. Ao longo dos últimos 5-anos esse modelo foi atualizado com dados novos e importantes para torná-la mais precisa. Em suma, a pirâmide dupla mostra o que é bom para você e para o planeta.

Barilla Double Pyramid 1 - POR

.
Se combinarmos as duas pirâmides – a pirâmide dupla, baseada nas recomendações Brasileiras de 2014, ficaria provavelmente assim (veja abaixo). Note que, quando combinamos as duas imagens, alimentos como óleos de cozinha, peixe e queijo vão parar no topo da pirâmide alimentar (a região de ” baixo consumo”). Observe que isso também ocorre na pirâmide ambiental! A associação das duas pirâmides representa melhor do que a pirâmide alimentar original, pois os alimentos indicados para ” menor consumo ” são também aqueles com maior impacto ambiental!

Barilla Double Pyramid 2 - POR

.

Além disso, o BCFN publicou também um conjunto de pirâmides ambientais que mostram a (1) pegada de carbono ou “carbon footprint”, (2) pegada hídrica ou “water footprint”, e (3) impacto ecológico para diferentes tipos de alimentos. E todos eles dizem basicamente a mesma coisa: carne e alimentos processados ​​como queijo e óleo de cozinha possuem um grande impacto sobre o meio ambiente em comparação a alimentos simples, pouco processados, como frutas e legumes.

Carbon Footprint - POR 1

  • A pegada de carbono, ou seja, a quantidade de emissão de gases de efeito estufa durante o ciclo de vida de alimentos, é medido em gramas de CO2 equivalente (gCO2 – eq) por quilograma (kg) ou litro de alimentos. O valor médio dos dados obtidos foi computado para cada grupo de alimentos, enquanto a faixa pontilhada mostra a distância entre os valores máximo e mínimo. O impacto causado pelo cozimento do alimento foi adicionado quando esse é normalmente cozido antes de comer. A média determina a ordem dos alimentos de cima para baixo. (Informação cortesia da publicação BCFN: Double Pyramid 2014, Quinta Edição: Dieta e Impacto Ambiental, pp 57-8)

Water Footprint - POR 1

  • A Pegada Hídrica, que quantifica o consumo e utilização dos recursos hídricos, é medido em litros de água por quilograma (kg) ou litro de alimentos. Para cada grupo de alimentos, o valor observado é o valor médio dos dados obtidos, enquanto que a faixa pontilhada marca a distância entre os valores máximo e mínimo. O impacto causado pelo cozimento do alimento foi adicionado quando esse é normalmente cozido antes de comer. A média determina a ordem dos alimentos de cima para baixo. (Informação cortesia da publicação BCFN: Double Pyramid 2014, Quinta Edição: Dieta e Impacto Ambiental, pp 57-8)

Ecological Footprint - POR 1

  • O Impacto Ecológico, que calcula a capacidade da Terra de regenerar recursos e absorver as emissões , é medida em metros quadrados globais por quilograma (kg) ou litro de alimentos. Para cada grupo de alimentos ao valor referido é o valor médio dos dados obtidos, enquanto a faixa pontilhada marca a distância entre os valores máximo e mínimo. O impacto causado pelo cozimento do alimento foi adicionado quando esse é normalmente cozido antes de comer. A média determina a ordem dos alimentos de cima para baixo. (Informação cortesia da publicação BCFN: Double Pyramid 2014, Quinta Edição: Dieta e Impacto Ambiental, pp 57-8)

.

Joel Fuhrman, MD (Doutor em Medicina) é um médico de família com certificação pela associação, autor de um best-seller (New York Times) e pesquisador nutricional que se especializou em prevenir e remediar doenças através de métodos naturais e nutricionais. Doutor Fuhrman é um expert em nutrição e cura através de métodos naturais reconhecido internacionalmente, já apareceu em centenas de programas de rádio e TV incluindo The Doctor Oz Show, The Today Show, Good Morning America, e Live with Kelly. Os seus famosos programas de TV no canal público PBS, Steps to Incredible Health e Doctor Fuhrman’s Immunity Solution, levam informações nutricionais para os lares em toda a América. (LINK)

.

LINK para o artigo 1   (Tradução de Sites: Inglês para Português)

LINK para o artigo 2   (Tradução de Sites: Inglês para Português)

LINK para NaoNoMeu arquivo: Food Pyramids   (Traduzindo PDF)

LINK para NaoNoMeu arquivo: Brazil – Dietary Guidelines   (Traduzindo PDF)

LINK to Read the English Version Of This Post >>> Here

.

.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta